Compartilhe

Direito Processual Civil: como se especializar na área

O Direito Processual Civil é o ramo do Direito que reúne regras e princípios que dispõem sobre a ação, a jurisdição e o processo. O objetivo é administrar as relações civis com a aplicação da lei aos casos concretos, buscando a solução de conflitos.

Atualmente, o profissional que atua no mercado do Direito Processual Civil encontra diversos desafios. Afinal, esta é uma área jurídica complexa e que é alvo constante de mudanças, portanto, o estudo contínuo é um requisito comum para especialistas.

Quer saber como está o mercado de trabalho nesta área? Leia este artigo e entenda as áreas de atuação e os diferenciais de quem se destaca nesta área do Direito. Confira!

Como é o mercado de Direito Processual Civil?

O Direito está a cada dia mais dinâmico e, por isso, o mercado de trabalho procura um profissional cada vez mais completo. Deste modo, no Direito Processual Civil não é diferente.

O profissional desta área do Direito pode atuar em diversos ramos jurídicos. Isso porque praticamente todos os ramos do Direito acabam tendo a necessidade da contribuição do Processual Civil.

Direito Tributário, Direito Administrativo e Direito Civil, por exemplo, contam com a aplicação ou intermédio do Direito Processual Civil. Por incrível que pareça, até em Direito Penal e Processual Penal também o fazem.

Por isso, o mercado de trabalho é bem abrangente e possui muitas oportunidades disponíveis. Sobretudo para profissionais atualizados em relação às principais áreas do Processual Civil, tais como Precedentes e Solução de Conflitos Reiterados e Teoria Geral dos Recursos.

Existem áreas específicas de atuação para quem quer construir uma carreira sólida nesta área jurídica.

Possibilidades de atuação no Direito Processual Civil

Entre as carreiras mais desejadas por profissionais do Direito Processual Civil está a advocacia, tanto privada quanto pública. Há a possibilidade ainda, por exemplo, das carreiras jurídicas e públicas, almejadas por quem procura estabilidade e salários atraentes.

Veja algumas das possibilidades de atuação nesta área do Direito!

Carreiras jurídicas públicas

Se você deseja ser juiz, procurador ou defensor público deve investir no Direito Processual Civil. O estudo desta área do Direito prepara os aspirantes aos cargos para encarar o concurso público que garante o ingresso na carreira.

Advocacia privada

Outra área de atuação possível para especialistas em Processual Civil é a advocacia privada. Assim, advogados podem trabalhar de forma autônoma, atuar em um escritório ou uma associação, por exemplo. Um bom profissional que atua na iniciativa privada é extremamente valorizado.

Advocacia pública federal

Além disso, é possível atuar ainda na advocacia pública federal que, em si, tem quatro carreiras: advogado da União, procurador federal, procurador da fazenda nacional, procurador do banco central, e as defensorias públicas, que são bem almejadas.

O ingresso em cargos da advocacia pública federal requer muito estudo, afinal, ele acontece após aprovação em concurso.

Carreira acadêmica

Já pensou em ser professor? O Direito Processual Civil sofreu muitas alterações nos últimos anos, principalmente após o Código de Processo Civil, em 2015. Consequentemente, o aumento na procura por especializações faz surgir oportunidades de lecionar em diferentes instituições de ensino.

Desafios para o profissional do Direito Processual Civil

Para ser um bom profissional nesta área do Direito, você precisa de atualização constante. Na rotina de trabalho, antes de mais nada, é fundamental ter uma visão do que está acontecendo no âmbito dos tribunais.

Tal como explica Paulo Gustavo Medeiros Carvalho, Procurador Federal e professor da pós-graduação em Direito Processual Civil do IDP Online.

“Nesse sentido, é importante observar os casos de precedentes, ou seja, matérias que, muitas vezes, você tem algo que é muito semelhante ao que está sendo julgado no Tribunal de Justiça. Sem dúvida, em algum momento poderá haver um efeito difusor você poderá usar aquilo em algum de seus casos”, afirma o docente.

Além disso, para se destacar no Processual Civil é preciso ter a capacidade de buscar métodos fora do óbvio, meios alternativos de soluções de conflitos, propostos inclusive pelo novo código de Processo Civil.

Como uma especialização ajuda na carreira de um profissional da área?

Atualmente, quem quer atuar nesta área do Direito deve ir além da prática para conquistar espaço no mercado de trabalho. É preciso ter embasamento teórico! A especialização é uma forma de aliar a teoria e a prática, deste modo, forma-se um profissional mais completo.

Nesse sentido, por meio da pós-graduação em Direito Processual Civil você consegue se debruçar sobre o Código Processual Civil de 2015, que é considerado relativamente novo e está em aplicação há cinco anos.

Definitivamente, ser um profissional atualizado garantirá melhor remuneração e maiores oportunidades de carreira.

No IDP Online, o corpo docente é formado por profissionais de excelência que, acima de tudo, estão em diferentes áreas do Direito Processual Civil, desde a pública à privada. Bem como, os professores participaram como atores de importantes discussões acerca do novo Código.

Durante as aulas, a interação entre professores e alunos acontece em tempo real. Definitivamente, os debates promovidos são enriquecedores. Sem contar a oportunidade de networking!

Vale acrescentar que a especialização pode garantir muitos diferenciais para quem almeja um concurso público. Além de oferecer um arcabouço teórico, cursar uma pós-graduação significa ter um grande diferencial na hora da avaliação de títulos – etapa recorrente nos certames das carreiras jurídicas públicas.

Certamente, a pós-graduação em Direito Processual Civil pode agregar muito valor e muita informação para o exercício profissional. Acesse o nosso site e saiba mais sobre o curso!

20 minutos de leitura
20 minutos de leitura
Bem-vindo ao mundo da contratação pública no Brasil, onde as regras do jogo estão prestes a mudar de maneira significat...
7 minutos de leitura
7 minutos de leitura
O direito eleitoral brasileiro é um ramo jurídico de extrema relevância e complexidade, abrangendo normas e princíp...
6 minutos de leitura
6 minutos de leitura
A liberdade científica é um dos pilares fundamentais para o progresso e bem-estar da sociedade moderna. Entender sua e...
19 minutos de leitura
19 minutos de leitura
Origem e definição dos recursos no direito brasileiro Antes de entendermos os recursos no âmbito do direito, é necess...

Acompanhe de perto as novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todos os artigos em primeira mão!