Programa do Mestrado Profissional em Direito Econômico e Desenvolvimento

História

O Curso de Pós-Graduação Profissional em Direito Econômico e Desenvolvimento foi aprovado no ano de 2018 e teve início em 2019. Visando impulsionar pesquisas baseadas em problemas concretos enfrentados por profissionais do Direito e áreas afins a luz do Direito Econômico, o programa volta seus esforços à formação acadêmica de profissionais de trajetória consolidada, sem perder o vínculo com os desafios práticos do dia a dia.

O mestrando profissional, nesse sentido, tem sua formação acadêmica pautada e direcionada para sua trajetória profissional, o que é possibilitado por um modelo de formação baseado na pesquisa-ação e no estudo de caso.

O surgimento do Programa visou a suprir demandas locais e nacionais de formação de profissionais do Direito e áreas afins. Segundo dados constantes da Plataforma Sucupira, atualmente funcionam no Brasil apenas 7 (sete) cursos de Mestrado Profissional em Direito. Na região Centro Oeste, essa escassez de oferta se reflete na existência de um único curso fora do Distrito Federal, o curso da Universidade Federal de Goiás. A demanda, no Centro Oeste como um todo e no Distrito Federal em particular, é alta, sobretudo se considerarmos suas características de centro da administração pública e dos Poderes no Brasil.

O Programa de Mestrado Profissional em Direito Econômico e Desenvolvimento (PMPDED), então, se volta à formação destes profissionais de carreira consolidada e, portanto, com boas condições de apontar problemas relevantes em suas áreas de atuação.

O corpo discente é composto sobretudo por advogados, membros das camadas médias e altas da administração pública e da administração da justiça. Na prática, o PMPDED tem sido espaço de trocas entre esses profissionais, engajados no desafio de construir análises fundamentadas teórica e juridicamente, assim como intervenções e soluções viáveis para os problemas atuais, com possibilidade de incidência positiva no desenvolvimento nacional.

Com isto, fica evidente o quanto o PMPDED se insere em um quadro institucional maior, com o qual dialoga com organicidade. Podemos sintetizar o que ora se diz destacando o papel do curso na consolidação do IDP enquanto espaço de formação avançada de profissionais do Direito e áreas afins e, ainda, no desenvolvimento de pedagogias de ensino inovadoras, de viés prático e voltado a apresentar contribuições próprias ao país.

Guia do Curso

Conheça o IDP