Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional

História

O IDP foi fundado no ano de 1998 pelos professores Gilmar Ferreira Mendes, Paulo Gustavo Gonet Branco e Inocênio Mártires Coêlho, com o objetivo de tornar-se um grande centro do pensamento jurídico brasileiro em plena capital federal. Os primeiros cursos ofertados foram a nível lato sensu. Algum tempo depois, teve início o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, cujo objetivo era a formação de mestres e doutores em Ciências Jurídicas, inserindo o IDP em um privilegiado e disputado espaço de escolas jurídicas de elite intelectual. A partir daquele momento, o IDP passaria a ser uma casa da ciência brasileira, responsável pela formação de gerações de juristas nas mais variadas searas do Direito, sem deixar para trás a transversalidade e a multidisciplinariedade que lhe é peculiar, mas sempre focado no estudo aprofundado e de excelência sobre o Direito Constitucional.

Em 2007 foi criado o Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional, curso com período de 2 (dois) anos, que logo se tornou um dos principais e mais importantes do país. Isso se deu em razão da excelência com a qual o curso foi pensado e concebido, com um corpo docente plural e extremamente competente, além de ser formado por renomados atores do Judiciário, do Ministério Público e da advocacia brasileira.

Em 2019 foi criado o Doutorado em Direito Constitucional, curso com 3 (três) anos de duração, com o objetivo de expandir a produção científica da instituição, bem como garantir um padrão de originalidade sobre as pesquisas desenvolvidas no IDP, considerando ser este o diferencial de um curso de Doutorado: a originalidade da contribuição científica ali posta.

O cenário construído até aqui só foi possível graças ao histórico consolidado de pesquisa na área de concentração do PPGD/IDP (Direito Constitucional), o que permite à Coordenação Acadêmica um planejamento estratégico de longo prazo para o desenvolvimento do Programa e dos objetivos institucionais perpassados por ele, o que envolve a aquisição de um corpo docente de excelência, pautado na pluralidade de ideias e campos de pesquisa, na excelência da estrutura física ofertada ao(à) discente enquanto experiência diária, no grande acervo disponível na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal para consulta do corpo discente, na oferta de disciplinas que dialoguem com as pesquisas em desenvolvimento e também com os temas mais atuais do Direito.

Atualmente, o PPGD/IDP conta com uma Coordenação Acadêmica formada por 10 integrantes e 2 estagiários, sendo Mestres(as) e Doutores(as), o que garante uma gestão estratégica do Programa, e por 33 docentes altamente preparados, com vasta experiência acadêmica e prática da vivência jurídica nacional em um lugar extremamente estratégico: Brasília/DF. Essa conjuntura faz do Programada de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito um Programa de excelência e que se destaca entre os principais do Brasil.

Guia do Curso

Conheça o IDP