Compartilhe

Graduação em Direito: tudo o que você precisa saber

A graduação em Direito é um dos cursos mais tradicionais do Brasil e consta há anos na lista dos cursos mais procurados pelos alunos. Afinal, ser formado em Direito sempre foi um sinônimo de status social e boa remuneração. Por isso, a área chama a atenção de muitos estudantes que veem em seu futuro a figura de advogados e juízes.

Primeiramente, é preciso entender que não há um perfil único de estudante de Direito. Por isso, não se preocupe em achar que pode não se encaixar. Dentro da carreira jurídica existe um leque enorme de oportunidades. Além disso, algumas características serão desenvolvidas com o tempo.

E se esse é o seu sonho, mas você ainda não tem certeza do que espera você na graduação em Direito, estamos aqui para te ajudar. Continue lendo!

1- O que é o Direito?

Antes de falarmos sobre a graduação em Direito, é preciso contextualizar a área em si. Direito é a ciência responsável por cuidar da aplicação das normas jurídicas em vigência no país. Dessa forma, é possível manter a organização da sociedade.

O bacharel em Direito deve estar preparado para zelar pelo bom cumprimento das normas jurídicas. Essas normas são de imensa importância para o desenvolvimento do país, não é à toa que a democracia também é chamada de Estado de Direito.

Existem diversos ramos do Direito, porém os mais conhecidos são: Direito Civil, Direito Trabalhista, Direito Administrativo, Direito do Consumidor, Direito Empresarial, Direitos Humanos, Direito Penal e Direito Tributário.

2- Como funciona a Graduação em Direito?

A graduação em Direito tem como objetivo capacitar os estudantes para seguirem a carreira jurídica, por meio da advocacia ou carreira pública. O curso funciona na modalidade Bacharelado e tem duração de cinco anos, em 10 períodos.

Durante os primeiros semestres, os estudantes cursam disciplinas teóricas como economia, ciência política, sociologia, filosofia, entre outras. Entretanto, a partir do segundo semestre, o aluno começa a ter mais contato com disciplinas específicas voltadas à área.

Além da Graduação em Direito, é preciso conquistar a aprovação no exame da Ordem do Advogados do Brasil (OAB) para atuar na advocacia. Por isso, é preciso se dedicar desde o início para esse momento, podendo inclusive recorrer a um curso preparatório.

3- Estágio: um diferencial importante

Uma ótima maneira de complementar a formação na graduação em Direito são os estágios, que permitem que estudantes adquiram experiência e coloquem em prática o que aprendem em sala de aula.

No entanto, não se preocupe, hoje em dia o futuro advogado conta com ótimas oportunidades de ganhar experiência antes mesmo de se formar. Quando se tem certeza da área que pretende trabalhar, o ideal é focar em oportunidades no ramo. No entanto, mesmo quem ainda não se decidiu pode fazer estágios em áreas diferentes.

O estágio, além de ser uma excelente maneira de descobrir sua vocação, ainda enriquece o currículo com a prática. O estágio tem se tornado tão importante que a OAB discute cada vez mais sobre sua obrigatoriedade durante o curso de Direito.

4- Áreas de atuação no Direito

Como já falamos anteriormente, existem vários ramos que você pode explorar durante a graduação em Direito. Confira algumas das principais áreas de atuação:

Direito Civil

Essa é a área destinada a representar os interesses particulares e individuais em questões ligadas à família, bens e propriedade, por exemplo. Ela é voltada para as normas que regem a convivência das pessoas em sociedade, sendo a mais abrangente de todas as áreas do Direito.

Direito Penal

Trata-se da especialidade cujo propósito é preparar e apresentar a acusação ou defesa em ações ligadas a crimes contra pessoas ou organizações. Cabe ao Direito Penal, também, estabelecer as penas que serão cominadas aos agentes infratores, respeitando sempre os princípios constitucionais.

Direito Empresarial

Esta é a área que regulamenta as atividades empresariais, ou seja, trata das sociedades empresárias, além dos direitos e obrigações dos empresários, contratos especiais, títulos de crédito e questões relativas à propriedade intelectual.

Direito do Trabalho

Este é o ramo do Direito que rege as relações de trabalho, a fim de conter situações degradantes. Assim, é permeado por regras e princípios dirigidos aos trabalhadores e empregadores. Ele representa pessoas e empresas em questões de previdência social, sindicais ou disputas entre as duas partes.

Direito Ambiental

O Direito Ambiental é o ramo da Ciência Jurídica que trabalha com questões relacionadas à interação do homem com o meio ambiente. Acima de tudo, tem como objetivo proteger juridicamente a fauna, flora, rios, ar e paisagens. Garantindo que permaneçam saudáveis para as próximas gerações.

Direito Tributário

Cuida das obrigações tributárias, ao mesmo tempo em que combate possíveis equívocos no recolhimento de tributos pelas entidades arrecadadoras. Ou seja, normatiza e fiscaliza a arrecadação dos tributos, sem influenciar no gerenciamento e destinação desses recursos.

Direito Administrativo

O Direito Administrativo é o ramo dedicado à aplicação da legislação que regulamenta a relação dos órgãos e poderes públicos com a sociedade. Ele tem leis e princípios próprios que conferem autonomia e alto grau de especialização enquanto ramo do Direito.

Direito Digital

O Direito Digital tem como objetivo normatizar e regulamentar o uso dos ambientes digitais pelas pessoas, além de oferecer proteção de informações contidas nesses espaços e em aparelhos eletrônicos. É um ramo bastante novo do Direito, uma vez que lida diretamente com o uso da tecnologia.

Direito Eleitoral

O Direito Eleitoral trabalha com assuntos políticos e todo o universo que o engloba, principalmente, em períodos eleitorais e de campanhas. Dessa forma, é consenso entre os doutrinadores que o Direito Eleitoral é o instrumento para a efetiva democracia, pois por meio dele é possível que o cidadão exerça seu direito ao voto.

Já deu pra perceber que o Direito é uma área muito vasta, tendo ainda outras subáreas como o Direito Imobiliário, Direito Internacional e etc. As carreiras jurídicas públicas também ganham destaque dentro do Direito.

Entretanto, para ingressar nessas carreiras, é preciso prestar concurso. Veja logo abaixo as possibilidades:

  • Defensoria pública;
  • Delegacia de polícia;
  • Magistratura;
  • Ministério público;
  • Análise judiciária;
  • Desembargador;
  • Promotoria;
  • Procuradoria;
  • Diplomacia.

Seguir a carreira acadêmica, continuar os estudos e pesquisas mesmo após a graduação, também é um ótimo caminho para os bacharelados em Direito. Assim, muitos bacharéis optam por fazer uma pós-graduação lato sensu (pós-graduação ou MBA) ou stricto sensu (mestrado ou doutorado).

Caso queira explorar ainda mais as possibilidades do mercado jurídico, você pode baixar o nosso Guia de Carreiras para o Acadêmico de Direito. Ele está repleto de informações essenciais para quem quer explorar as várias carreiras em Direito!

5- Como escolher uma instituição de ensino?

Escolher uma boa instituição que ofereça a graduação em Direito pode ser difícil! Atualmente, o Brasil conta com mais de 1500 faculdades que oferecem o curso. É um número alto. No entanto, quantidade não significa qualidade neste caso. Mas, então, como escolher?

Em primeiro lugar, a taxa de aprovação de alunos no exame da OAB é um ótimo demonstrativo da qualidade do ensino. Outra forma de validação da excelência no ensino são os índices de desempenho que avaliam cursos de graduação, como a nota do MEC ou Conceito Preliminar de Curso (CPC).

O CPC, por exemplo, analisa as condições para formação dos alunos, como a grade de professores, recursos didáticos, infraestrutura e etc. Um estudo mostra que, em uma avaliação do CPC em instituições do país, que oferecem a graduação em Direito, apenas 24,1% tiveram um desempenho considerado satisfatório.

A OAB também reconhece as instituições de ensino que atendem critérios de excelência e demonstrem o nível de qualidade que a Ordem espera. Contudo, dos 1.212 cursos de graduação em Direito avaliados, apenas 161 foram recomendados.

Analisar esses índices de desempenho é uma forma de entender se os alunos se formam com capacidade de desenvolvimento jurídico. Por isso é tão importante escolher uma instituição de ensino reconhecida pela qualidade acadêmica e excelência profissional.

Você sabia que o IDP é uma das 161 instituições que recebeu o Selo OAB Recomenda? Oferecemos um ensino de qualidade há mais de 20 anos, sendo uma das instituições de ensino superior mais respeitadas do Brasil.

Se você tiver interesse em entender como uma graduação em Direito funciona na prática, confira nosso site, baixe o Guia do Curso e conheça os professores, nossa estrutura e a grade curricular do curso.

Gostou das dicas? Conta para a gente: você já tem certeza sobre seguir carreira na área de Direito?

20 minutos de leitura
20 minutos de leitura
Bem-vindo ao mundo da contratação pública no Brasil, onde as regras do jogo estão prestes a mudar de maneira significat...
7 minutos de leitura
7 minutos de leitura
O direito eleitoral brasileiro é um ramo jurídico de extrema relevância e complexidade, abrangendo normas e princíp...
6 minutos de leitura
6 minutos de leitura
A liberdade científica é um dos pilares fundamentais para o progresso e bem-estar da sociedade moderna. Entender sua e...
19 minutos de leitura
19 minutos de leitura
Origem e definição dos recursos no direito brasileiro Antes de entendermos os recursos no âmbito do direito, é necess...

Acompanhe de perto as novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todos os artigos em primeira mão!