Compartilhe

Direito societário e atuação na advocacia: o que é preciso saber?

Sempre ressaltamos aqui no Blog do IDP a importância do conhecimento especializado para a atuação de sucesso do advogado e da advogada, seja no âmbito administrativo ou judicial.

Em outra oportunidade, conversamos sobre o que são contratos empresariais, também conhecidos como contratos corporativos ou contrato entre empresários e empresárias.

Apresentamos sete princípios que regem essa espécie de contratos, apontando as principais características e alguns exemplos práticos.

Dando continuidade aos nossos estudos, mais uma vez com vistas à melhor lhe preparar para os desafios do dia a dia da advocacia, vamos tratar de um ramo jurídico em constante crescimento e que merece atenção: o direito societário.

Afinal, qual o objeto dessa área específica? Quais os tipos de relação jurídica estão envolvidos? Quais são os princípios norteadores?

E mais: quais são as possibilidades de atuação de um advogado ou advogada no direito societário? Quais os temas mais pulsantes que demandam exercício advocatício sério e preparado?

Vamos lá!

Direito societário: um ramo cada vez mais em ascensão

O direito societário se dedica às normas e relações jurídicas que envolvem as sociedades empresárias, ou seja, as empresas constituídas com a finalidade de explorar uma atividade econômica de forma organizada e com fins lucrativos.

O direito societário regula questões relacionadas à constituição, organização, funcionamento, reorganização e dissolução das sociedades empresárias.

Ele estabelece, por exemplo:

  • as regras para a criação de empresas;
  • a estruturação da gestão e administração dos negócios;
  • a emissão de ações e outros valores mobiliários;
  • a relação entre sócios e sócias;
  • a responsabilidade de administradores; e
  • a proteção dos direitos de acionistas e de investidores.

Alguns temas tratados pelo direito societário são:

  • fusão, aquisição e incorporação de empresas;
  • oferta pública de ações;
  • governança corporativa; e
  • direito de voto nas assembleias de acionistas.

Quanto à principiologia do direito societário, ela é estabelecida por diversas normas legais e regulatórias, como a Lei das Sociedades por Ações, o Código Civil de 2002, e o Código de Defesa do Consumidor.

Alguns dos princípios compreendem:

  1. Liberdade de organização empresarial: as empresas são livres para definir a forma de organização que melhor atende aos seus interesses, desde que respeitem as normas legais e regulatórias aplicáveis;
  2. Responsabilidade de sócios e administradores: esses respondem pelos atos praticados no exercício de suas funções, de acordo com as normas legais e estatutárias aplicáveis;
  3. Função social da empresa: as empresas devem atuar de forma ética e responsável, considerando os interesses dos seus diversos stakeholders, tais como acionistas, colaboradores, fornecedores, clientes e comunidades;
  4. Igualdade entre acionistas: todos e todas têm os mesmos direitos e deveres, sem qualquer forma de discriminação ou privilégio; e
  5. Proteção ao minoritário: os direitos de acionistas minoritários devem ser protegidos e respeitados, de modo a garantir sua participação efetiva na gestão da empresa.

Existem alguns motivos pelos quais o direito societário é um ramo jurídico que cresce a cada dia – e que demanda profissionais qualificados.

Um deles é o desenvolvimento econômico que vivemos. Ele proporciona novas oportunidades de negócios, o que aumenta a demanda por serviços jurídicos especializados em direito societário.

Além disso, à medida que as empresas se expandem e se consolidam, podem precisar de aconselhamento jurídico para questões relacionadas a fusões e aquisições, reestruturação de empresas e outras transações comerciais complexas.

Outro motivo é a globalização, que está levando as empresas a expandir suas operações em todo o mundo. Isso aumenta a complexidade das transações comerciais.

Nesse sentido, o direito societário desempenha um papel fundamental em ajudar as empresas a navegar nas complexidades legais de operar em múltiplas jurisdições.

Devemos mencionar também a crescente regulamentação governamental global, exigindo que as empresas cumpram uma série de leis e regulamentos complexos.

Aqui, o direito societário ajuda as empresas a entender e cumprir essas obrigações regulatórias.

A rápida evolução da tecnologia é outro motivo. Já mencionamos aqui no Blog do IDP que tecnologia, inovação e desenvolvimento estão gerando novas formas de negócios e mudando a maneira como as empresas operam.

Nesse quesito, o direito societário desempenha um papel importante em ajudar as empresas a lidar com questões legais relacionadas a tecnologias emergentes, como blockchain, inteligência artificial e criptomoedas.

Por fim, é de se considerar que proprietários e gestores de empresas estão cada vez mais conscientes da importância do cumprimento legal e da gestão de riscos legais.

Dessa forma, o direito societário é fundamental para garantir que as empresas estejam em conformidade com as leis aplicáveis e protegidas contra possíveis riscos legais.

O direito societário e a minha prática da advocacia: quais as possibilidades?

O crescimento do estudo e prática do direito societário abre diversas possibilidades de atuação especializada. Nesse sentido, o alto nível de demanda requer advogados capacitados e advogadas capacitadas a gerir com eficiência e confiabilidade os desafios que a área lança.

Para a escolha, é importante que você leve em conta o seu perfil profissional e aptidões mais refinadas a partir das tarefas que serão executadas em cada segmento.

A primeira oportunidade que mencionamos é a consultoria jurídica.

Ela pode ser prestada por advogados, advogadas, escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos de empresas no auxílio da tomada de decisões estratégicas e na redução de riscos jurídicos.

Algumas atividades incluem:

  • análise e elaboração de contratos sociais, acordos de acionistas e estatutos;
  • realização de auditorias jurídicas para identificação de riscos e oportunidades na gestão empresarial;
  • assessoria em operações de fusão, aquisição e incorporação de empresas;
  • elaboração de pareceres jurídicos sobre temas específicos; e
  • suporte na gestão de conflitos.

Outra possibilidade de atuação advocatícia engloba as operações societárias.

Aqui, você será responsável por atuar em processos de fusões, aquisições e incorporações de empresas, reorganizações empresariais, cisões e joint ventures.

Algumas tarefas específicas são:

  • colaborar na estruturação e operação societária, incluindo questões regulatórias e fiscais;
  • realizar uma due diligence completa da empresa ou ativos envolvidos na operação, com o objetivo de identificar quaisquer riscos ou contingências que possam impactar a operação;
  • elaborar e revisar documentos necessários para a operação, como contratos de compra e venda de ações ou quotas, acordos de acionistas e acordos de investimento; e
  • auxiliar no registro da operação nos órgãos competentes e na obtenção das aprovações necessárias, como autorizações regulatórias ou aprovação de acionistas.

Você pode atuar também na área da governança corporativa.

Ela se refere ao conjunto de práticas e processos utilizados para gerir e controlar uma empresa de forma eficiente e transparente, visando maximizar o valor para acionistas e outros stakeholders.

Dentre as atividades, se encontram:

  • prestar assessoria jurídica em processos de tomada de decisão importantes como a eleição de membros do conselho de administração e a aprovação de investimentos e operações estratégicas;
  • realizar análise de conformidade, verificando se a empresa está cumprindo todas as normas e regulamentos aplicáveis à sua atividade, incluindo questões trabalhistas, tributárias e ambientais; e
  • atuar como mediador ou mediadora em conflitos internos da empresa, ajudando a encontrar soluções pacíficas para disputas, por exemplo, entre acionistas e membros do conselho de administração.

Como o IDP pode me ajudar?

O IDP oferece o Mestrado profissional em Direito, voltado para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos, sua prática e crescer na área.

Algumas linhas de pesquisa do curso são:

  • Relações Privadas e Direitos Fundamentais
  • “Direito Digital” e Regulação de Novas Tecnologias
  • Direito, Mercado e Consumo
  • Tópicos Avançados de Proteção de Dados

Leia o Guia do Curso, conheça tudo sobre nosso programa e venha mergulhar sobre os temas mais atuais e inovadores desse campo jurídico junto a um dos melhores e qualificados corpos docentes do país.

Além de continuar nos acompanhando nas redes sociais e compartilhando os textos do Blog do IDP, não deixe de conhecer os podcasts e assinar nossa newsletter!

Referências

ARAGÃO, Alexandre Santos de. Empresas estatais: o regime jurídico das empresas públicas e sociedades de economia mista. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018.

NEGRÃO, Ricardo. Curso de Direito Comercial e de Empresa – v. 2. 11. ed. São Paulo: SaraivaJur, 2022.

20 minutos de leitura
20 minutos de leitura
Bem-vindo ao mundo da contratação pública no Brasil, onde as regras do jogo estão prestes a mudar de maneira significat...
7 minutos de leitura
7 minutos de leitura
O direito eleitoral brasileiro é um ramo jurídico de extrema relevância e complexidade, abrangendo normas e princíp...
6 minutos de leitura
6 minutos de leitura
A liberdade científica é um dos pilares fundamentais para o progresso e bem-estar da sociedade moderna. Entender sua e...
19 minutos de leitura
19 minutos de leitura
Origem e definição dos recursos no direito brasileiro Antes de entendermos os recursos no âmbito do direito, é necess...

Acompanhe de perto as novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todos os artigos em primeira mão!