Compartilhe

CONPEDI: entenda a importância

Aqui no Blog do IDP, sempre incentivamos que você aprofunde os seus conhecimentos, seja para alcançar maior sucesso na área profissional, seja para se destacar na sua jornada acadêmica.

Quando falamos em pós-graduação na área jurídica, e em promoção da pesquisa acadêmica em Direito, uma entidade invariavelmente nos chama a atenção: o CONPEDI.

No entanto, não são todos os alunos e todas as alunas que conhecem essa organização, nem a sua dimensão.

Nesse artigo, nossa intenção é explorar um pouco da importância do CONPEDI na construção de pontes acadêmicas e no avanço do conhecimento jurídico.

Vamos lá!

O que é o CONPEDI?

O CONPEDI (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito) é uma associação que reúne instituições de Ensino Superior – professores, professoras, pesquisadores e pesquisadoras da área do Direito no Brasil. 

Fundado em outubro de 1989, o CONPEDI tem como objetivo principal fomentar e promover a pesquisa acadêmica e a pós-graduação em Direito no Brasil. Contribui para o desenvolvimento e aprimoramento do ensino jurídico promovendo intercâmbio de ideias, debates enriquecedores e o aprimoramento constante das práticas de pesquisa.

Ele pode ser considerado mesmo como Sociedade Científica do Direito no Brasil, dado o relevante papel que desempenha na promoção do desenvolvimento do Direito como campo acadêmico. 

O CONPEDI é um pilar fundamental na busca pela construção de uma comunidade de pesquisadores comprometidos e pesquisadoras comprometidas com a excelência na produção e disseminação do conhecimento jurídico de qualidade relevante para a sociedade.

Ele se tornou um ponto de referência para a qualidade, rigor e diversidade no campo da produção de conhecimento jurídico.

O CONPEDI realiza diversas atividades.

Dentre elas, podemos citar os congressos. O CONPEDI organiza regularmente congressos nacionais e internacionais de pesquisa em Direito, onde pesquisadores, pesquisadoras, professores, professoras, acadêmicos e acadêmicas apresentam seus trabalhos e debatem questões relevantes para a área jurídica.

A associação é responsável pela publicação dos resultados das pesquisas apresentadas nos congressos, em forma de livros ou coletâneas. Assim, contribui para a difusão do conhecimento jurídico.

O CONPEDI promove espaços e fóruns de discussão e intercâmbio acadêmico entre os membros e membras da comunidade jurídica, estimulando a troca de ideias e a colaboração entre os pesquisadores.

A associação trabalha para fortalecer e apoiar os programas de pós-graduação em Direito no Brasil. O que se procura é promover a articulação entre as instituições de ensino, a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas.

O CONPEDI busca também incentivar e estimular a produção científica e a pesquisa em Direito, oferecendo oportunidades para que acadêmicos e acadêmicas apresentem seus trabalhos e projetos, compartilhem suas pesquisas, estudos e reflexões.

Essa interação cria um ambiente propício para a troca de experiências e para a disseminação de novas perspectivas sobre questões jurídicas.

Outra atividade própria da associação é o oferecimento de atividades de formação e capacitação para docentes, pesquisadores e pesquisadoras da área do Direito. Essa prática contribui para a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa.

Um dos pilares do CONPEDI é a busca constante pela qualidade e rigor científico. A instituição promove uma seleção criteriosa dos trabalhos que são apresentados em seus eventos, contribuindo para a elevação do nível das pesquisas desenvolvidas na área do direito.

Através da revisão por pares e da atenção aos aspectos metodológicos, o CONPEDI assegura que apenas trabalhos de alta qualidade integrem o cenário acadêmico, fortalecendo a credibilidade das investigações realizadas.

Aliás, a pesquisa jurídica não se trata apenas de coletar dados e formular argumentos. Um dos seus maiores objetivos é criar um espaço para debates e reflexões sobre os temas mais relevantes da sociedade.

Por isso, o CONPEDI oferece um ambiente propício para o diálogo acadêmico, onde diferentes visões e abordagens podem ser apresentadas e discutidas.

Essa diversidade de perspectivas enriquece o campo jurídico, e estimula o desenvolvimento de soluções mais abrangentes e sólidas para os desafios contemporâneos.

Conhecendo o website do CONPEDI

O website do CONPEDI traz muitas informações úteis para alunos e alunas de pós-graduação em Direito.

Muito embora seja submetido a atualizações periódicas, alguns dados essenciais sempre se mantêm.

Alguns deles são os seguintes:

1. Sobre o CONPEDI:

  • História e origens da organização;
  • Missão, visão e valores do CONPEDI; e
  • Estrutura organizacional e informações sobre a diretoria.

2. Eventos:

  • Calendário de conferências, simpósios, congressos e outros eventos acadêmicos promovidos ou apoiados pelo CONPEDI;
  • Informações sobre os temas, datas, locais e inscrições para os eventos; e
  • Programação detalhada dos eventos, incluindo palestrantes, sessões e mesas-redondas.

3. Publicações:

  • Acesso a revistas científicas e periódicos relacionados ao Direito, muitos deles apoiados ou vinculados ao CONPEDI; e
  • Informações sobre chamadas de artigos, diretrizes para submissão e processos de revisão por pares (peer review).

4. Grupos de Trabalho (GTs):

  • Descrição dos Grupos de Trabalho que abrangem diferentes áreas do Direito, nos quais pesquisadores e pesquisadoras podem se envolver; e
  • Informações sobre os coordenadores dos GTs e suas atividades.

5. Parcerias e Colaborações:

  • Lista de instituições parceiras, universidades e organizações que colaboram com o CONPEDI; e
  • Informações sobre acordos de cooperação e parcerias institucionais.

6. Notícias e Atualizações:

  • Anúncios, comunicados à imprensa e informações relevantes sobre a pesquisa jurídica e eventos futuros.

7. Contato e Informações de Contato:

  • Detalhes de contato, incluindo endereço, e-mails e números de telefone para conversar com a equipe do CONPEDI.

8. Publicações Anteriores:

  • Arquivos de eventos passados, incluindo materiais como atas, anais, apresentações e resumos de trabalhos apresentados.

9. Inscrições e Participação:

  • Informações sobre como se inscrever para os eventos promovidos pelo CONPEDI, incluindo taxas de inscrição e datas importantes.

10. Membros e Membras, Associados e Associadas:

  • Detalhes sobre a associação ao CONPEDI, os benefícios de se tornar membro ou membra e informações sobre como participar.

Quero me inscrever!

Quando um congresso ou encontro estiver com inscrições abertas, basta acessar o campo Eventos CONPEDI e encontrar o evento específico no qual você deseja se inscrever. 

Ao selecionar o evento desejado, procure por informações sobre datas, prazos, taxas de inscrição e procedimentos específicos.

Muitas vezes, os eventos do CONPEDI exigem que você preencha um formulário de inscrição online. Ali, você precisará fornecer informações pessoais, detalhes de contato, filiação acadêmica, título do trabalho (caso esteja apresentando) e outras informações relevantes.

Importante destacar que alguns eventos podem ter uma taxa de inscrição, especialmente para participantes que não são membros ou membras do CONPEDI.

Se for o caso, verifique os detalhes sobre como efetuar o pagamento.

Se voc̻ planeja apresentar um trabalho durante o evento Рartigo, p̫ster, ou apresenta̤̣o oral, por exemplo -, o processo de inscri̤̣o pode incluir a submisṣo do seu trabalho.

Nesses casos, atenção às diretrizes fornecidas quanto a eventual necessidade de envio de resumo ou do trabalho completo.

Após concluir o processo de inscrição, geralmente se recebe uma confirmação por e-mail, que inclui informações detalhadas sobre a sua participação no evento, bem como quaisquer instruções adicionais.

Lembre-se sempre de verificar as informações fornecidas pelo CONPEDI no site oficial do evento para garantir que você esteja seguindo as instruções corretas e atualizadas.

Gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre pesquisa jurídica e mercado jurídico?

Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais e compartilhar os textos do Blog do IDP. Assine também a nossa newsletter e conecte-se ao IDPCast para manter-se informado e informada sempre sobre as principais notícias do mundo jurídico!

20 minutos de leitura
20 minutos de leitura
Bem-vindo ao mundo da contratação pública no Brasil, onde as regras do jogo estão prestes a mudar de maneira significat...
7 minutos de leitura
7 minutos de leitura
O direito eleitoral brasileiro é um ramo jurídico de extrema relevância e complexidade, abrangendo normas e princíp...
6 minutos de leitura
6 minutos de leitura
A liberdade científica é um dos pilares fundamentais para o progresso e bem-estar da sociedade moderna. Entender sua e...
19 minutos de leitura
19 minutos de leitura
Origem e definição dos recursos no direito brasileiro Antes de entendermos os recursos no âmbito do direito, é necessÃ...

Acompanhe de perto as novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todos os artigos em primeira mão!