Compartilhe

Planejamento de carreira para advogados: como fazer na prática?

5 minutos
Compartilhe

Você tem clareza do seu potencial? Sabe exatamente onde quer chegar? Todos os anos, milhares de bacharéis em Direito se formam, passam na prova da OAB, mas ainda não possuem uma visão profissional a longo prazo. Esse é um problema que pode ser facilmente resolvido com um planejamento de carreira para advogados.

Em primeiro lugar, existe o equívoco de que planejamento de carreira é apenas para profissionais com muita experiência ou líderes de escritórios de advocacia, o que não é verdade. Outro engano é de que o planejamento vai depender única e exclusivamente do local onde você trabalha.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, pois os processos estão evoluindo com muita rapidez e as transformações no meio jurídico são tantas, que é difícil acompanhar. Por isso, um planejamento de carreira é essencial para você atingir seus objetivos. Saiba mais neste artigo!

O que é um planejamento de carreira para advogados?

O planejamento de carreira para advogados é uma ferramenta que ajuda você a traçar todo o caminho que deseja percorrer profissionalmente, chegando, por fim, no topo de sua carreira jurídica. Você pode definir, por exemplo, se gostaria de abrir seu próprio escritório ou chegar a um alto cargo público.

É uma prática muito conhecida no mundo corporativo para a retenção de talentos. No entanto, o planejamento feito de forma individual, serve como um impulsionador pessoal e profissional a longo prazo. Você não precisa da ajuda de um escritório para fazer um!

Ter um plano de carreira, mantém seus objetivos sempre em mente, mesmo com a correria do dia a dia. No planejamento, você vai definir suas metas profissionais, além de abranger as habilidades que precisa desenvolver até chegar lá.

Qual é a importância do planejamento de carreira?

Ao planejar sua carreira, você assume o controle do seu futuro e da sua vida profissional. Com foco nos seus objetivos, a probabilidade de você crescer rapidamente e atingir os seus objetivos é maior.

Além disso, é uma estratégia que permite conhecer os seus pontos fortes e fracos, para que você consiga desenvolver as habilidades necessárias para chegar no topo. A nível pessoal, contar com esse planejamento ajuda você a continuar procurando formas de se aprimorar profissionalmente.

Estar por dentro das novidades é um requisito para se destacar no mercado de Direito. Por isso, o planejamento desperta o desejo de ficar de olho nas oportunidades que possibilitem trilhar uma grande carreira.

Deixar claro seus planos futuros para seus líderes também é uma ótima forma de mostrar ambição. Neste caso, o planejamento de carreira garante aquela motivação extra no trabalho, pois quem se dedica em sua área certamente conquista reconhecimento por seus esforços.

Como criar um planejamento de carreira?

Agora que você já entendeu a importância de um planejamento de carreira para advogados, saber montar o seu será essencial para crescer continuamente. Confira, agora, os principais pontos do processo para se tornar um profissional de sucesso!

Reflita sobre o seu momento atual

Qual é o momento profissional em que você se encontra? Reconhecer seu ponto de carreira atual ajudará a definir metas realistas, além de ressaltar quais habilidades e conhecimentos precisam ser desenvolvidos para chegar aos seus objetivos. Faça essa análise com muita sinceridade, pois ela vai impactar nas próximas etapas.

Defina aonde você quer chegar

Depois de avaliar seu momento atual, você deve definir onde quer chegar. Ou seja, traçar metas de curto, médio e longo prazo. Não deixe de listar também as ações e atividades necessárias para alcançar cada uma dessas metas, com prazos bem definidos.

Documentar essas estratégias ajuda a manter o foco em seus planos futuros. Essa é uma boa hora, inclusive, para analisar os cargos pelos quais precisará passar até chegar ao objetivo final. É recomendável manter suas anotações em um local visível, pois pode funcionar como um estímulo em seu dia a dia.

Avalie suas conquistas

Depois de fazer o seu planejamento de carreira e colocar seu plano em prática, analise todo o seu progresso de tempos em tempos. Estabeleça uma periodicidade para avaliar suas conquistas: pode ser mensal, semestral ou até anual.

Quais foram os seus resultados? Suas metas foram muito ousadas ou ainda podem ser mais desafiadoras? Às vezes, sem problema algum, é necessário reconsiderar os prazos, adaptar objetivos ou adequá-los à sua realidade.

Invista em uma pós-graduação

Por último, mas não menos importante, procure sempre o aperfeiçoamento profissional. Hoje, principalmente no meio jurídico, o mercado está muito competitivo e a graduação não é suficiente. Por isso, cada vez mais advogados buscam se especializar em uma área de atuação.

Neste sentido, a pós-graduação não é um curso teórico, mas sim um curso que vai efetivamente preparar para a prática profissional. Com ela é possível aprofundar seus conhecimentos e habilidades em uma só área, o que o transmite certa autoridade para seu currículo.

Uma pós-graduação é um enorme diferencial para advogados e impacta diretamente no salário, na possibilidade de ocupar cargos mais altos e alcançar posições de destaque. Por isso, é importante inserir em seu planejamento de carreira.

No IDP Online, você confere vários cursos de pós-graduação, que vão ajudar você a atingir o topo de sua carreira jurídica. Nosso corpo docente é inserido e atuante em diferentes áreas jurídicas. Temos professores que são ministros, conselheiros, advogados e advogadas estabelecidas no mercado de trabalho.

Além das aulas ao vivo, com turmas limitadas, você consegue interagir em tempo real com esses professores, que têm inserção no mercado de trabalho e trazem à sala de aula experiências que os alunos não encontram em nenhum outro lugar.

Que tal conhecer mais sobre o IDP Online e colocar uma pós-graduação no planejamento de sua carreira? Para conferir nossa lista de cursos é só clicar aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.