Compartilhe

Novas tecnologias na advocacia: como se preparar?

Nos últimos meses, assistimos à proliferação do Coronavírus e a avanços tecnológicos que inegavelmente aceleraram as novas tecnologias na advocacia.

Petições automatizadas, intimações enviadas pelo Whatsapp e o surgimento de diversos softwares e aplicativos foram alguns dos exemplos de eventos recentes que certamente interferiram em todo o setor e apontaram o caminho para o futuro.

Afinal, as novas tecnologias na advocacia não são apenas uma evolução do mundo jurídico moderno, elas são também a única saída. E certamente aqui ainda falaremos de muito conteúdo envolvendo novas tecnologias.

Como as novas tecnologias na advocacia estão afetando o trabalho e a carreira dos advogados?

Em primeiro momento, os softwares jurídicos são os meios que oferecem para os advogados mais produtividade, facilitação na realização de demandas e economia de tempo.

Geralmente, os advogados autônomos têm proximidade com plataformas como o JUSBRASIL, ASTREA e SAJ ADV, que são algumas ferramentas com custo-benefício mais acessível.

O primeiro, JUSBRASIL, conta com mais de 900 mil advogados utilizando seus produtos e conforme a startup a plataforma une Direito e Tecnologia para empoderar cidadãos por meio da informação nessa área jurídica. 

Já o ASTREA e o SAJ ADV são concorrentes diretos no mercado de softwares jurídicos e conforme fabricantes são responsáveis por ferramentas como:

  • Gestão jurídica;
  • Atualização processual;
  • Acompanhamento de publicações;
  • Controle de prazos processuais;
  • Inteligência Artificial;
  • Preenchimento automático de documentos e;
  • Área do Cliente.

Entretanto, existe um mundo incipiente nesse setor. Os processos automatizados, como redação de contratos e petições, têm também atraído a atenção de vários escritórios de advocacia e grandes empresas de diversos portes

Por isso, algumas startups se destacam por criar sistemas inteligentes baseados em algoritmos de aprendizagem que podem extrair informações de documentos, mesclar dados de litígios e criar arquivos de decisões judiciais.

Dessa maneira, tarefas baseadas na experiência de advogado (como apreciação de risco em litígios) encontrarão ferramentas eletrônicas para oferecer essa avaliação. Inclusive em percentuais estatísticos, como “83% de chance de êxito em determinada causa”. 

Além das óbvias vantagens estratégicas trazidas pelas novas tecnologias na advocacia, afinal, uma única ferramenta pode promover a gestão de todo um escritório na palma da mão em apenas segundos.

As novas tecnologias na advocacia pública

Ademais, há também o uso das novas tecnologias na advocacia pública como o sistema Sapiens, criado por advogados da Procuradoria Geral da República que atua como um assistente virtual para redigir petições em caso de solicitações repetidas.

Precipuamente, o sistema é baseado em algoritmos que podem aprender com uma grande quantidade de dados, considerando as petições apresentadas por procuradores da Advocacia Geral da União nos últimos anos. 

O programa de edição de textos é capaz de determinar se há ensaio jurídico parecido na AGU com base em palavras digitadas e o sistema recomenda, portanto, a inserção de argumentos jurídicos, referências doutrinárias e jurisprudências relacionadas.

A consequência disso? Aumentar as chances de êxito na causa específica e reduzir erros, isto é, eficiência na advocacia pública com o uso das novas tecnologias jurídicas.

O que os advogados devem fazer para se adaptar às novas tecnologias na advocacia?

Em síntese, percebe-se que a adaptação dos profissionais do Direito ao novo ambiente é fundamental para o desenvolvimento de novas práticas relacionadas a aumentar a produtividade, eficiência e entrega de serviços para os seus clientes.

Certamente os advogados que se destacarão no futuro serão os com a maior visão de mercado, adaptabilidade, sabedoria estratégica, curiosidade e coragem para aprender.

O advogado Luiz Henrique Amaral, a saber Lawyer of the year 2020, em entrevista sobre a temática nos contou sobre a sua opinião sobre as novas tecnologias na advocacia:

As plataformas jurídicas de automação e inteligência artificial são úteis e promissoras para os serviços rotineiros e de certa repetição. Esses sistemas são ferramentas fundamentais no mundo atual e ajudam muito o trabalho profissional.

Mas acredito que a estratégia jurídica e dedicação especial do advogado continuarão a ser determinantes para o seu sucesso.

Analogamente, apesar do incremento das novas tecnologias na advocacia, o essencial na carreira do advogado continuará sempre sendo dedicação, atualização constante e conhecimento.

Ainda na entrevista o congratulado advogado do ano apontou três premissas para o reconhecimento na advocacia:

“Primeiro, muita curiosidade profissional. Isso me levou a estudar muito e a buscar o conhecimento continuamente. O aprimoramento do conhecimento é fundamental no crescimento profissional. 

Segundo, muita persistência. Defina suas metas e siga seu caminho. Não se deixe abater por contratempos e não deixe ninguém te desviar do caminho que você acredita. 

Terceiro, dedicação ao atingimento dos objetivos de seus clientes. O cliente que percebe o seu envolvimento e dedicação aos problemas dele passa a ser mais que fiel. Ele passa a ser o promotor do seu nome no mercado”.

Em conclusão, a evolução das novas tecnologias na advocacia não vai parar por aí (nem vai parar). E a sua carreira também não pode. 

Portanto, conte sempre com o IDP Online, traremos todas as novidades das novas tecnologias na advocacia e das atualizações do Direito. E para já começar: conheça os minicursos gratuitos aqui no nosso site!

20 minutos de leitura
20 minutos de leitura
Bem-vindo ao mundo da contratação pública no Brasil, onde as regras do jogo estão prestes a mudar de maneira significat...
7 minutos de leitura
7 minutos de leitura
O direito eleitoral brasileiro é um ramo jurídico de extrema relevância e complexidade, abrangendo normas e princíp...
6 minutos de leitura
6 minutos de leitura
A liberdade científica é um dos pilares fundamentais para o progresso e bem-estar da sociedade moderna. Entender sua e...
19 minutos de leitura
19 minutos de leitura
Origem e definição dos recursos no direito brasileiro Antes de entendermos os recursos no âmbito do direito, é necess...

Acompanhe de perto as novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todos os artigos em primeira mão!