Compartilhe

O que o advogado tributarista precisa saber?

Se você está em um momento de definição da sua especialidade jurídica, certamente ponderará sobre a carreira no Direito Tributário, já que o advogado tributarista é um dos mais valorizados por empresas e escritórios do país.

Inegavelmente, a relevância do advogado tributarista está relacionada ao profundo conhecimento de tributação e, por conseguinte, de como ajudar seus clientes na geração de caixa e no corte de despesas em um sistema tributário tão complexo como o brasileiro.

Neste artigo, discutiremos mais sobre o advogado tributarista e suas principais características profissionais na carreira.

Quais são as vantagens de se tornar um advogado tributarista?

Para o profissional que decide construir uma carreira no Direito Tributário, as vantagens são muitas, inclusive, a grande demanda de mercado, a interface com múltiplas áreas de conhecimento e as boas perspectivas de salário.

Grande demanda de mercado: advogado tributarista

Em primeiro lugar, uma importante vantagem está relacionada às condições de mercado. Nosso país vive um momento em que as cargas tributárias dificilmente são compreendidas com segurança pelos cidadãos.

O impacto disso é a necessidade latente de um profissional técnico para clarificar, resolver litígios e prever soluções tributárias mais eficazes. 

Ademais, as obrigações tributárias ocorrem em todas as esferas (federal, estadual e municipal). A consequência disso é uma ampla gama de legislações que favorecem a existência de profissionais especializados em nichos, tributos e/ou instâncias.

Interface com múltiplas áreas de conhecimento

Em segundo lugar, para quem gosta de uma rotina dinâmica, pode ser interessante a necessidade do advogado tributarista em manter contato com outros ramos de atividade como a contabilidade, a compreensão do core business do cliente e a constante atualização jurídica. 

Conforme entrevista com Diogo Pignataro, reconhecido com “Lawyer of the year 2020” para ser um advogado de referência ele aconselha: 

“Que estudem, sejam curiosos, perguntem, indaguem, pesquisem, se esforcem (…) o tempo, de modo fácil e rápido, mostrará aqueles que se destacarão”.

A construção, portanto, de uma carreira no Direito Tributário não é em nada diferente. É preciso buscar conhecimento e certamente uma das formas de fazer isso é investindo em especialização, seminários e pós-graduações em Direito Tributário.

Boas perspectivas de salário

Em terceiro lugar, conforme a revista Exame, advogados seniores com experiência em consultoria jurídica tributária geralmente ganham entre R$ 9.500 e R$ 17.500 por mês.

Portanto, o advogado tributarista é valorizado no mercado com salários que geralmente pairam acima da média jurídica.

Diante do exposto, vamos conversar com uma referência no Direito Tributário e então entender sobre a perspectiva desse nobre professor do IDP sobre oportunidade e cenário atual.

Entrevista com Doutor Rafael Fonseca

Doutor Rafael Fonseca é doutorando em Direito Financeiro, assessor de ministro do STF – se relacionando com alguns dos maiores casos de Direito Tributário do país – ilustre professor do IDP Online e por certo uma referência no Direito Tributário.

Doutor Rafael Fonseca, hoje, quais as oportunidades que você enxerga serem interessantes para o advogado tributarista? 

Doutor Rafael Fonseca: Por um lado, enxergo o comércio internacional como uma oportunidade. Isso porque o mercado vem abrindo desde a década de 90. O impacto disso é uma tendência inevitável pela necessidade de profissionais que se dediquem a essa demanda.

Por outro lado, já no âmbito interno, destaco o setor de minério, agronegócio e terceiro setor. Mais contemporaneamente há também o nicho das novas tecnologias. 

Por último, na medida em que há um congestionamento muito grande de litígios, acredito em reais oportunidades para o advogado tributarista atuar nas transações tributárias, nos meios alternativos de resolução de controvérsias.

E quais as suas ponderações sobre o advogado tributarista ganhar bem, Doutor Rafael Fonseca, isso acontece? 

Doutor Rafael Fonseca: Objetivamente, o salário médio do tributarista é mais alto nessas pesquisas de mercado, firmas de RH, realmente, há essa diferenciação. 

É importante ressaltar que os valores das causas geralmente são elevados e a remuneração do advogado consequentemente fica atrelada a eles e, por isso, o retorno financeiro torna-se proveitoso.

Entretanto, a remuneração é boa para quem consegue se consolidar na temática, mas toma muito tempo, as vezes seis, sete ou mais anos. Acredito, assim, que seja essencial um planejamento de carreira a médio e longo prazo para um advogado tributarista.

Doutor Rafael Fonseca, o que você ressaltaria para quem está ponderando percorrer uma carreira no Direito Tributário?

Doutor Rafael Fonseca: Em primeiro lugar, a necessidade de haver uma atualização constante. Mesmo a pessoa que gosta de prática, é fundamental se atualizar, seja por grandes seminários ou pela carreira acadêmica. 

Em segundo lugar, a necessidade da pessoa ter um leque de interesses vastos, saber outras temáticas, porque o profissional precisa solucionar a vida do cliente, isto é, solucionar problemas. Existe uma máxima no universo jurídico que “se o jurista só sabe Direito, nem Direito ele sabe”.

Por último, acredito ser muito importante o profissional ter um planejamento de longo prazo. Acho que é isso: atualização constante, conhecimento vasto e planejamento. 

Considerações finais sobre a carreira no Direito Tributário

Para ser um advogado tributarista de referência é necessário fazer planejamento, buscar conhecimento e atualização constante. 

Certamente uma das formas de fazer isso é investindo em especialização por meio de cursos, seminários e pós-graduação em Direito Tributário.

Abrir horizontes – tanto de networking, como também teóricos – é relevante para construir uma carreira jurídica de relevância. Aliás, fundamental para um profissional que busca ser eminente referência na advocacia e se diferenciar no mercado.

20 minutos de leitura
20 minutos de leitura
Bem-vindo ao mundo da contratação pública no Brasil, onde as regras do jogo estão prestes a mudar de maneira significat...
7 minutos de leitura
7 minutos de leitura
O direito eleitoral brasileiro é um ramo jurídico de extrema relevância e complexidade, abrangendo normas e princíp...
6 minutos de leitura
6 minutos de leitura
A liberdade científica é um dos pilares fundamentais para o progresso e bem-estar da sociedade moderna. Entender sua e...
19 minutos de leitura
19 minutos de leitura
Origem e definição dos recursos no direito brasileiro Antes de entendermos os recursos no âmbito do direito, é necess...

Acompanhe de perto as novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todos os artigos em primeira mão!