Compartilhe

Qual a Idade Mínima para o ingresso no ensino fundamental?

Em 2020, a idade mínima para ingresso no ensino fundamental de 6 anos gerou grande discussão no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).

A saber, o tema girou em torno da discussão sobre a constitucionalidade da fixação da idade de 6 anos como idade mínima para o ingresso no ensino fundamental, estabelecida precipuamente pelo artigo 32, caput, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Ademais, a previsão de um corte etário, 6 (seis) anos completos até 31 de março, editada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) por meio da Resolução CEB nº 6/2010 também dividiu opiniões sobre o tema.

Afinal, a fixação da idade mínima para ingresso no ensino fundamental é uma temática com relevância estelar, pois a discussão nasce dentro de um dos principais direitos sociais garantidos pela Constituição Federal: a educação.

Neste artigo, portanto, o leitor desvendará de maneira rápida e fácil o que esteve por trás dessa discussão e qual a atual posição adotada pelo STF. 

A origem da discussão sobre a idade mínima para ingresso no ensino fundamental

Primeiramente, a discussão sobre a idade mínima para ingresso no ensino fundamental decorreu da flexibilização, proporcionada por leis estaduais, do critério de idade de 6 anos estabelecido pela LDB.

Ou seja, essas leis estaduais estavam permitindo o ingresso de crianças com menos de 6 anos completos no ensino fundamental, contrariando deliberação expressa da LDB.

Logo, o resultado dessa discussão chegou ao STF, por meio da Ação Declaratória de Constitucionalidade 17 (ADC 17), manejada pelo governo do estado do Mato Grosso do Sul e da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 292 (ADPF 292) manejada pela Procuradora Geral da República. 

Ambas questionando as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do Conselho Nacional de Educação por meio da Resolução CEB nº 6/2010.

Conforme a advogada Alessandra Gotti na época em entrevista à Educação:

 “Esse julgamento é muito importante. Primeiro por prever que questões técnicas devem ser adotadas por órgãos especializados e não pelo Judiciário, especialmente quando não houver nenhuma flagrante ilegalidade ou inconstitucionalidade, e também por garantir o direito das crianças e evitar que sejam puladas etapas que possam prejudicar o seu desenvolvimento no futuro”.

O que é o “corte etário” do Conselho Nacional de Educação na discussão da idade mínima para ingresso no ensino fundamental?

Em síntese, o corte etário, no que diz respeito à fixação da idade mínima de ingresso no ensino fundamental é uma medida estabelecida pela resolução CEB nº 6/2010 do CNE, que definiu a obrigatoriedade do ingressante precisar ter 6 (seis) anos completos até 31 de março

Ou seja, o CNE complementou a disposição da LDB, acrescentando o entendimento de que além dos 6 (seis) anos completos, esse critério deveria ser atendido até o dia 31 de março do ano da matrícula do estudante.

Em conclusão, o CNE instituiu o corte etário com o fim de evitar a desorganização no sistema de ensino brasileiro como também de obedecer o desenvolvimento da criança, buscando não pular ou antecipar etapas na educação.

O que diz a Constituição Federal sobre o tema?

A Constituição Federal é clara e prevê em seu artigo 208 que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

“I – educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria (…)

IV – educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade”

Veja que a Carta Magna obedece a uma visão categórica de ensino, ao estabelecer que a educação infantil, creche e pré-escola, são categorias adequadas para receber crianças de até 5 (cinco) anos de idade.

Com efeito, é possível concluir que somente a idade de 6 (seis) anos completos implicaria, portanto, o ingresso em outra categoria: o ensino fundamental. Caso contrário, a categoria adequada seria a do art. 208, IV: creche e pré-escola.

Qual a posição adotada pelo STF?

O STF confirmou a validade da norma que define a idade mínima de 6 anos completos para ingressar no ensino fundamental. 

Conforme a Suprema Corte:

“É constitucional a exigência de 6 (seis) anos de idade para o ingresso no ensino fundamental, cabendo ao Ministério da Educação a definição do momento em que o aluno deverá preencher o critério etário”.

É válido destacar que, com essa declaração, as matrículas de alunos que já foram deferidas, mesmo fora das exigências da LDB e do CNE, não seriam atingidas, pois foram deferidas em momento anterior ao da declaração de constitucionalidade.

Confira aqui também o artigo sobre “Quais são e para que servem os sistemas de controle de constitucionalidade?”

Considerações finais sobre a idade mínima para ingresso no ensino fundamental

Em suma, a fixação da idade mínima para ingresso no ensino fundamental é um tema que tem relevância incontestável, afinal, a discussão nasce dentro de uma das principais garantias da Carta Magna.

Assim, a deliberação da idade mínima para ingresso no ensino fundamental pelo STF é de 6 anos e o desfecho dado pela Suprema Corte, sem dúvidas, influenciou a organização de todo o sistema de ensino do Brasil.

Gostou do conteúdo? Assine a newsletter do IDP Online para ficar por dentro das principais discussões do mundo jurídico!

20 minutos de leitura
20 minutos de leitura
Bem-vindo ao mundo da contratação pública no Brasil, onde as regras do jogo estão prestes a mudar de maneira significat...
7 minutos de leitura
7 minutos de leitura
O direito eleitoral brasileiro é um ramo jurídico de extrema relevância e complexidade, abrangendo normas e princíp...
6 minutos de leitura
6 minutos de leitura
A liberdade científica é um dos pilares fundamentais para o progresso e bem-estar da sociedade moderna. Entender sua e...
19 minutos de leitura
19 minutos de leitura
Origem e definição dos recursos no direito brasileiro Antes de entendermos os recursos no âmbito do direito, é necess...

Acompanhe de perto as novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todos os artigos em primeira mão!