Compartilhe

10 artigos mais lidos do Blog de Direito do IDP em 2021

Foi incrível contar com a sua audiência em nosso blog neste ano! Para celebrar sua presença como leitor, listamos abaixo os 10 artigos mais lidos do blog de Direito do IDP em 2021.

Antes de mais nada, gostaríamos de agradecer a atenção dos mais de 60 mil internautas que passaram por aqui nos últimos 12 meses em busca de conteúdo atualizado e relevante.

Por isso, para comemorar essa marca, vamos falar sobre os temas mais procurados pelos internautas no Blog de Direito do IDP.

Confira com a gente:

Top 10 artigos mais lidos

Entre os temas acessados com maior frequência estão assuntos que mais estiveram em alta na área jurídica nos últimos meses.

Temas estes que, segundo especialistas, prometem continuar entre os mais comentados no próximo ano, tais como LGPD e crimes de assédio moral, por exemplo.

Além disso, você encontrará a seguir o link para artigos completos sobre conceitos que são fundamentais no Direito, dentre eles Agravo de Petição, Peça processual e mais.

Continue a leitura e confira o ranking dos nossos artigos mais lidos no último ano!

10 – Assédio Moral no Trabalho: tudo o que você precisa saber como advogado

Sem dúvida, se você é um profissional que atua na justiça trabalhista, por vezes poderá se deparar com casos de assédio moral no trabalho.

Neste artigo, você vai aprender tudo sobre assédio moral para te apoiar e assegurar na hora de dar o suporte jurídico para seu cliente.

Leia o artigo na íntegra.

9 – LGPD: Tudo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

A demanda de mercado pelo conhecimento da Lei Geral de Proteção de Dados é cada vez maior. Hoje, as empresas necessitam se adaptar naturalmente à nova realidade e o advogado precisa estar consciente de todos os detalhes da LGPD para orientar seu cliente.

Não é em vão que o Direito Digital vem sendo um excelente nicho para jovens advogados. Neste artigo, desvendamos a LGPD e abordamos os principais pontos da lei.

Leia o artigo na íntegra.

8 – Peça processual: Como elaborar uma com excelência?

A elaboração de uma peça processual é uma das etapas mais importantes do trabalho de um advogado.

Antes de mais nada, uma peça processual simboliza a ferramenta mais importante que este profissional da área jurídica pode usar para manifestar interesses em juízo.

Neste artigo desvendamos os principais erros e destacamos o que pode ser aprimorado para que a sua peça seja bem elaborada.

Leia o artigo na íntegra.

7 – Qual a diferença entre os cargos de promotor e procurador?

Certamente, as carreiras de Promotor e Procurador do Ministério Público estão entre as mais almejadas por bacharéis em Direito. Mas, você sabe quais as diferenças entre estes cargos?

Confira o artigo completo e saiba tudo sobre a carreira, perfil profissional e o que é necessário para exercer as profissões de Promotor e Procurador!

Leia o artigo na íntegra.

6 – Agravo de Petição: entenda tudo sobre ele

Em primeiro lugar, quando falamos em Agravo de Petição, estamos diante de um recurso trabalhista utilizado propriamente na fase de execução e não na fase de conhecimento.

Este artigo tem como foco o recurso de Agravo de Petição no Processo do Trabalho e as suas peculiaridades.

Leia o artigo na íntegra.

5 – Embargos de declaração: entenda tudo sobre eles

Em resumo, os embargos de declaração não alteram o julgado. Dessa maneira, o principal objetivo do embargo não é precipuamente alterar, mas esclarecer ou integrar decisões que padecem de algum vício.

Neste artigo você poderá saber quando é cabível um embargo de declaração, quais são seus efeitos e o que fazer quando o juiz os rejeita.

Leia o artigo na íntegra.

4 – Quais são os princípios do Direito Civil?

Os princípios do Direito Civil se dividem em sociabilidade, eticidade e operabilidade, conforme se destaca na exposição de motivos, elaborada por Miguel Reale.

Tais princípios do Direito Civil, inclusive, são os alicerces, as bases, para a criação de normas cíveis pelo legislador.

Neste texto você confere de forma detalhada cada um destes princípios.

Leia o artigo na íntegra.

3 – Execução Penal: o que diz a Lei? Qual sua finalidade?

A Lei de Execução Penal (LEP), discorre sobre as condições para o cumprimento da sentença e meios para a reabilitação social do condenado e do internado.

A LEP aparece como uma aliada do profissional que atua com o Direito Penal e Processual Penal.

Acesse este artigo e desvende de maneira rápida e fácil os principais pontos da Lei de Execução Penal para te dar mais segurança na hora de dar o suporte jurídico necessário.

Leia o artigo na íntegra.

2 – Responsabilidade Civil: o que é e quais os tipos?

No cotidiano dos tribunais, há muitas discussões sobre responsabilidade civil. Diante disso, é muito importante saber os detalhes da temática para atuar com precisão nessa seara.

Com o intuito de ajudar, este artigo vai relembrar os pontos que você não pode se esquecer no meio de uma atuação sobre responsabilidade civil.

Leia o artigo na íntegra.

1 – Quais são os princípios do Direito Processual Civil?

Parece uma longa lista, mas desvendar os princípios do Direito Processual Civil é entender as “regras do jogo”.

Compreender o funcionamento da ação, jurisdição e processo, mas, acima de tudo, um conhecimento estratégico quando se percebe as demandas mais recorrentes nos tribunais brasileiros.

Por isso, desvendamos tudo sobre os princípios do Direito Processual Civil de maneira fácil e rápida neste artigo.

Leia o artigo na íntegra.

Gostou do nosso top 10 artigos mais lidos em 2021? Se você chegou até aqui, avisamos que 2022 será um ano com ainda mais conteúdo jurídico no Blog de Direito do IDP

No IDP você fica a par dos principais assuntos da área e encontra atualizações valiosas sobre o seu dia a dia. Obrigado por estar conosco e nos vemos no ano que vem!

20 minutos de leitura
20 minutos de leitura
Bem-vindo ao mundo da contratação pública no Brasil, onde as regras do jogo estão prestes a mudar de maneira significat...
7 minutos de leitura
7 minutos de leitura
O direito eleitoral brasileiro é um ramo jurídico de extrema relevância e complexidade, abrangendo normas e princíp...
6 minutos de leitura
6 minutos de leitura
A liberdade científica é um dos pilares fundamentais para o progresso e bem-estar da sociedade moderna. Entender sua e...
19 minutos de leitura
19 minutos de leitura
Origem e definição dos recursos no direito brasileiro Antes de entendermos os recursos no âmbito do direito, é necess...

Acompanhe de perto as novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todos os artigos em primeira mão!