Compartilhe

Como preparar Currículo Lattes para Mestrado em Direito?

Uma das ferramentas essenciais para quem está no Mestrado em Direito ou quer ser aprovado em um bom programa é o Currículo Lattes. No entanto, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre como preenchê-lo de forma correta.

Nesse artigo vamos dar dicas de como inserir as informações mais importantes para você se destacar na sua jornada acadêmica já em curso.

Se você ainda está se planejando para se submeter a uma seleção, esse texto vai te ajudar a entregar para a banca um Lattes bem feito. Ele deve conter as informações mais importantes sobre quem é você como pesquisador ou pesquisadora e qual a sua trajetória até aqui.

Interessou-se pelo assunto? Então vamos lá!

O que é a Plataforma Lattes?

A primeira grande pergunta: o que é a Plataforma e para que serve o Currículo Lattes?

Surgiu no Brasil a necessidade de se criar um sistema único de informações em Ciência e Tecnologia para integrar diversas bases de dados de currículos mantidas pela comunidade científica, dentre elas o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

A Plataforma Lattes é o resultado dessa reivindicação. A partir dela, são integradas informações de currículos e de instituições da área de ciência e tecnologia em uma só base de dados. É importante não apenas para o CNPq, mas para outras agências de fomento federais e estaduais.

O nome da Plataforma é uma homenagem ao físico curitibano César Lattes, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da física atômica no Brasil. No interstício de cinco anos, ele foi indicado sete vezes ao Nobel de Física.

Por que o Currículo Lattes?

A Plataforma foi desenvolvida para que pesquisadores e pesquisadoras pudessem cadastrar seus currículos com informações de produção científica e atividades acadêmicas de relevância.  

No mundo acadêmico, é muito raro que um edital, ou banca solicite um currículo de vida do pesquisador ou pesquisadora. O documento a ser apresentado é o Currículo Lattes, e é importante que ele esteja bem preenchido para demonstrar da melhor forma possível o seu sucesso passado e presente na pesquisa.

Mas antes, um pouco de inspiração

Se você ainda não está familiarizado ou familiarizada com a Plataforma e o Currículo Lattes, não tem problema!

Separamos como exemplo para você dar uma olhada no Currículo de Gilmar Ferreira Mendes, professor do IDP e Ministro do Supremo Tribunal Federal. Acesse aqui.

A estrutura do Currículo

Vamos perceber como ele é estruturado.

Logo de início temos o nome do professor Gilmar Mendes sua foto (que é opcional). Dois dados importantes à direita são o link para acessar o Currículo, e a data de última atualização.

É preciso sempre deixar o Currículo Lattes atualizado. Quem pesquisar pelo seu nome vai logo perceber se as informações contidas ali são atuais ou não, e isso impacta na percepção quanto à sua produção acadêmica.

Vai enviar seu Lattes para uma universidade? Para uma seleção? Atualize-o antes e mostre que a sua produção está em dia.

Mais abaixo você deve inserir o seu minicurrículo:

A dica é inserir no mínimo a sua titulação acadêmica (graduação e especializações, se tiver) e a sua área de atuação ou profissão hoje. Também é interessante escrever um pouco sobre as suas experiências presente e passadas com pesquisa e suas áreas de interesse.

Logo à frente você encontra um campo para Identificação e Endereço:

Caso não tenha endereço profissional, pode deixar em branco. Uma dica é inserir seu e-mail para caso alguém que busca seu nome queira manter contato.

No campo de formação acadêmica e titulação, você deve informar o ano de início e finalização da sua graduação. Se não tiver concluído, o Lattes mostrará como “em andamento”. Também há um campo para o nome da Instituição de Ensino Superior (IES) que você estudou ou estuda.

Para as graduações completas recentemente, tem um campo para inserir nome do orientador ou da orientadora e o título do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Caso você tenha uma especialização, também deve colocar a informação. O Lattes vai te perguntar a área do curso, qual a IES, o título do TCC e quem te orientou. Também pergunta qual a carga horária da especialização, visto que elas devem ter no mínimo 360 horas.

Caso você já tenha iniciado o Mestrado em Direito, também coloque essa informação na Plataforma. Você precisa informar a IES, o título do trabalho (ainda que provisório), quem te orienta e se você tem alguma bolsa de fomento.

Na especialização e no Mestrado, você deve indicar palavras-chave da área que você estuda. Pense bem sobre quais seriam, porque é uma forma de pesquisadores e pesquisadoras conectarem entre si a partir das áreas de interesse.

Em formação complementar, você insere cursos, programas de aperfeiçoamento,

atividades de extensão, oficinas e cursos de idiomas.

Não tem muitas atividades de formação complementar? Uma dica é dar uma olhada nos eventos realizados pelo IDP. Toda semana são realizados ciclos de debates, webinários, seminários e lançamentos de livros de forma gratuita e com certificado, que você pode inserir no Lattes e dar uma incrementada.

Em atividade profissional, você deve informar quais trabalhos e empregos, remunerados ou não, você já participou. Isso inclui pesquisa na universidade como bolsista e monitoria, o seu estágio, ou mesmo se você trabalha ou trabalhou em uma empresa privada ou pública

Em linhas de pesquisa, você cadastra a que estiver relacionada à sua produção. No Mestrado, você geralmente está ligado ou ligada a uma linha de pesquisa do Programa, e deve descrevê-la aqui. Indique também a área do conhecimento e algumas palavras-chave.

Projetos de pesquisa são desenvolvidos também dentro do seu Programa, geralmente com orientador ou orientadora e mais colegas. Caso esteja inserido ou inserida em um, você deve indicar o nome, quando começou e a data de término (caso não esteja mais ativo). Indique também quem integra o grupo e quem coordena.  

Em área de atuação, você descreve brevemente qual a grande área (Ciências Sociais Aplicadas), a área (Direito) e a subárea (que você se especializa ou aprofunda no Mestrado).

Na sequência, você indica se tem conhecimento de algum idioma estrangeiro. As quatro competências a serem indicadas são escrita, leitura, fala e compreensão. 

Na Plataforma Lattes você pode indicar se recebeu algum prêmio ou título. Alguns exemplos são campeonato de júri na graduação ou concurso de redação.

Outra parte importante são as produções acadêmicas. Elas estão divididas entre:

(a) Artigos completos publicados em periódicos: se você escreveu artigos científicos e foi publicado, aqui é o local onde deve informar, juntamente com o nome da revista, volume e páginas;

(b) Livros publicados/organizados ou edições: caso você publique livro completo ou organize um, insira aqui o nome, edição, ano, local, editora e número de páginas.

(c) Capítulos de livros publicados: você também pode escrever capítulos de livros e publicá-los. Se esse for o caso, informe o nome do capítulo, o nome do livro onde o capítulo está, qual a edição, nome do local, editora e as páginas em que o seu capítulo se encontra;

(d) Textos em notícias/revistas: caso publique texto em jornal ou revista, insira aqui o título, o veículo de comunicação e a data.

(e) Trabalhos completos publicados em anais de congressos: alguns congressos publicam anais. Se esse for o caso, e seu artigo apresentado estiver lá, você deve colocar neste campo o nome do trabalho, o nome do congresso e o ano. Informe também que tipo de evento você participou (congresso, simpósio, conferência, palestra)

(e) Apresentações de Trabalho: se você esteve em um congresso e apresentou trabalho, geralmente oral, insira aqui o nome da apresentação, o ano e o tipo de evento.

(f) Outras produções bibliográficas: aqui você insere produções como ensaios e entrevistas, ou seja, tudo o que não foi contemplado nos outros campos.

Por fim, em informações relevantes, você pode colocar algum dado que não teve espaço antes, mas que acredita ser um diferencial no seu currículo. Exemplos são menção honrosa em um evento, ou ter sido aluno ou aluna destaque em uma disciplina.

Agora que nos familiarizamos, podemos pôr a mão na massa!

Montando o seu Currículo Lattes

  1. Para dar o primeiro passo, vamos acessar a página da Plataforma Lattes no link https://lattes.cnpq.br/
como fazer o currículo lattes
  1. Em seguida, acesse “Cadastrar novo currículo”. A página vai te redirecionar para diversos campos que você deve preencher. 

Percebeu que são os mesmos que já comentamos agora mesmo? Já que você se familiarizou com cada campo, e sabe exatamente o que inserir e onde inserir, vai ficar mais fácil cadastrar os seus próprios dados.

Também facilita saber quais os campos exatos que fazem sentido você preencher (porque cumpre os requisitos desses campos), ou não (porque ainda não tem experiência naquela área determinada).

Buscando Currículos Lattes

Agora que tenho meu currículo cadastrado, como vou achá-lo? E como procurar o currículo de outras pesquisadoras e pesquisadores?

É fácil: acesse a página inicial e clique em “Buscar currículo”.

Você pode buscar por pessoa ou por assunto. Pode filtrar se o pesquisador ou pesquisadora tem doutorado ou não. Também pode escolher a nacionalidade da pessoa que você procura.

Depois é só clicar em “Buscar”.

Atualizando seu Currículo Lattes

Já criei meu Lattes, inseri todas as informações, mas preciso atualizar. Como faço?

  1. Acesse a página inicial e clique em “Atualizar currículo”. Insira seu CPF e senha, e você será redirecionado para a página para inserir novas informações ou modificar as existentes.
  1. Modifique o que for necessário e clique no aviso vermelho:
  1. Depois, clique em “Li e estou de acordo com a declaração acima” no quadro amarelo, e em seguida “Enviar ao CNPq”:

E pronto! Você já sabe navegar por um Currículo Lattes, criar o seu, alterar e procurar por outros pesquisadores e pesquisadoras que partilham o mesmo tema de interesse!

Para melhorá-lo cada vez mais, procure participar dos eventos gratuitos que o IDP oferece e alavanque o seu currículo e carreira!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus colegas e suas colegas de graduação, especialização ou Mestrado e leia nossos posts semanais.

Referências:
BRASIL. Plataforma Lattes. Disponível em: <https://lattes.cnpq.br/>. Acesso em 8 novembro 2022

20 minutos de leitura
20 minutos de leitura
Bem-vindo ao mundo da contratação pública no Brasil, onde as regras do jogo estão prestes a mudar de maneira significat...
7 minutos de leitura
7 minutos de leitura
O direito eleitoral brasileiro é um ramo jurídico de extrema relevância e complexidade, abrangendo normas e princíp...
6 minutos de leitura
6 minutos de leitura
A liberdade científica é um dos pilares fundamentais para o progresso e bem-estar da sociedade moderna. Entender sua e...
19 minutos de leitura
19 minutos de leitura
Origem e definição dos recursos no direito brasileiro Antes de entendermos os recursos no âmbito do direito, é necess...

Acompanhe de perto as novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todos os artigos em primeira mão!